Encerrada a IX Cúpula das Américas
Foi encerrada na sexta-feira (10/06), em Los Angeles, Estados Unidos, a IX Cúpula das Américas, que teve como tema a “Construção de um futuro Sustentável, Resiliente e Equitativo”, e reuniu chefes de Estado e de Governo, sendo um importante foro de diálogo político dos líderes dos países das Américas. O Presidente Jair Bolsonaro participou do evento que contou com ampla agenda de debates entre os líderes dos países das Américas.
Durante a IX Cúpula das Américas, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participaram de uma reunião bilateral. Na abertura da reunião, os dois presidentes deram uma declaração à imprensa.
O Presidente Jair Bolsonaro falou de questões ambientais envolvendo a Amazônia, democracia e eleições no Brasil e o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Ele ressaltou que o Brasil tem uma das maiores extensões territoriais do mundo e que a Amazônia é uma das maiores riquezas do país devido à sua biodiversidade, reservas minerais, água potável e uma fonte de oxigênio. O Presidente Jair Bolsonaro ressaltou que o Brasil preserva muito bem o seu território e que dois terços de seu espaço são preservados, o que inclui mais de 85% da Amazônia. “A nossa legislação ambiental é bastante rígida e fazemos o possível para cumpri-la para o bem do nosso país”, disse. E afirmou, ainda, que o Brasil se apresenta como uma realidade concreta para o mundo e que em breve será um dos maiores exportadores de energia limpa por meio do hidrogênio verde. O Presidente Jair Bolsonaro ressaltou que o Brasil alimenta mais de um bilhão de pessoas no mundo e que possui uma agricultura com tecnologia de ponta.
O Presidente Jair Bolsonaro destacou também que o Brasil tem interesse, cada vez mais, em se aproximar dos Estados Unidos. “Brasil e Estados Unidos têm tudo para selar suas relações comerciais, materializando o eixo norte/sul porque os nossos países se complementam”, avaliou.
Sobre o processo eleitoral, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o país quer eleição limpa e confiável para que não reste nenhuma dúvida sobre o pleito.
Sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil quer a paz e que adota cautela por dependência comercial com os russos. “Senhor presidente, Joe Biden, nós estamos à disposição, para colaborar na construção de uma saída deste episódio que não queremos entre Ucrânia e Rússia, porque nós deveremos, pretendemos, torcemos e oramos para que saiamos o mais rápido possível dessa situação para que não só o Brasil, o mundo retorne à normalidade”, concluiu o Presidente Jair Bolsonaro.
Com informações da Agência Brasil