Publicidade

Projeto Livro Livre- Preservar é Amar 2021: Troca do reciclável por livro começa no dia 06 de julho (terça-feira)

Projeto Livro Livre- Preservar é Amar 2021: Troca do reciclável por livro começa no dia 06 de julho (terça-feira)

Nesta primeira troca, os alunos recebem o livro No Vale das Cachoeiras

     No mês de julho, começa em Corupá, o projeto Livre Livre-Literatura para todos – Preservar é Amar, uma iniciativa cultural, que permite aos alunos trocarem material reciclável por livros de literatura infantil. A cada um quilo de material reciclável (plástico, papel, papelão, pet) recolhido, o aluno troca por um livro.   

    Na última segunda-feira (28), a Secretária Municipal de Educação e Cultura Clarice Judacefsky reuniu as diretoras e os colaboradores ambientais Francisco de Assis Raimundo (Chiquinho) e Afonso Konrad, para definição do cronograma de recolhimento do reciclável. Eles serão responsáveis, juntamente com o reciclador Carlos Fiedler, pelo recolhimento nas escolas e a pesagem do material.

   A primeira troca será pelo livro No Vale das Cachoeiras, da autora corupaense Darci Rutsatz. Para os alunos do Grupo B será no dia 06 de julho e para alunos do Grupo A será no dia 13 de julho.

    Os alunos do remoto, podem fazer a troca em um desses dias, levando o reciclável para a escola em que está matriculado. Os materiais devem estar limpos e armazenados em sacos, sacolas plásticas ou caixas.

Campanha “Livro Livre- Literatura para todos -Preservar é Amar 2021

    A Campanha “Livro Livre- Literatura para todos -Preservar é Amar, é desenvolvido pelo Instituto Evoluir de Blumenau, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de Corupá. É patrocinado pelo Grupo Lunelli e Ministério da Cultura, através de Lei Rouanet, em que empresas deduzem imposto de renda.

   Em Corupá, o projeto de literatura e conscientização ambiental está na sexta edição. Ele começou em 2015 e em quatro anos (2015-2018), foram recolhidos 39.554,5 Kg em reciclável.

    O objetivo principal é formar leitores e possibilitar que a criança conquiste seus livros, por meio de uma ação educativa de preservação e conservação do meio ambiente. 

   O lançamento da campanha foi no dia 24 de junho, na chácara do Nono Lunelli, em Nereu Ramos, organizado em parceria entre o Instituto Evoluir, Grupo Lunelli e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá. O evento foi direcionado para os professores regentes de pré-escola ao 5º ano, professores de inglês dessas turmas e convidados.

Número de alunos envolvidos

    Neste ano, o projeto envolverá 1.397 alunos de pré ao 5º ano, de escolas da rede municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees, José Pasqualini e São José, dos quais 392, da educação infantil e 1.005 do ensino fundamental.

  A duração será de três meses e distribuição de um livro no mês de julho, dois livros nos meses de agosto e um livro no mês setembro.  Ao longo do projeto, objetiva-se estimular o hábito da reciclagem.

Campanha de troca 2021: 04 livros

Durante a campanha, cada aluno pode conquistar quatro livros de literatura infantil. Os livros também possuem uma versão do texto em inglês. 

        Os alunos conquistarão quatro livros:

1-      No Vale das Cachoeiras, da professora corupaense Darci Rutsatz: a história apresenta em forma de poesia, o nome das 14 cachoeiras da Rota das Cachoeiras, em Corupá

2-      Téo e a caça ao tesouro, de Nenno Silva: Na história, Téo e os amigos, seguindo um mapa, encontram o tesouro escondido do avô, dentro de uma caverna. Resgata o brincar e as brincadeiras da infância.

3-      Macamigos em Família, de Cristiano Sieves e Raquel Reis: Na história, Lico se comunica em Libras com o outro macaco.

4-      Se eu contar, ninguém acredita, de Leoní Cimardi: A história é sobre os amigos da floresta, que fazem festa surpresa para o bicho-pau.

Cronograma do recolhimento do reciclável nas escolas e troca por livro

  Os pais podem auxiliar as crianças com o recolhimento dos materiais reciclados, que devem ser trazidos limpos, em sacos, sacolas plásticas ou caixas. No dia agendado, os alunos levam os materiais reciclados nas escolas.  Os alunos do grupo remoto podem fazer a troca em um dos dias do grupo A ou B.

Julho: Troca pelo livro: No Vale das Cachoeiras, de Darci Rutsatz

Grupo B e remoto: 06 de julho (terça-feira)

Grupo A e remoto: 13 de julho (terça-feira)

Agosto: 02 livros

Troca pelo livro: Téo e a caça ao tesouro, de Nenno Silva

Grupo B e remoto: 05 de agosto (quinta-feira)

Grupo A e remoto: 12 de agosto (quinta-feira)

Troca pelo livro: Macamigos em Família, de Cristiano Sieves e Raquel Reis

Grupo B e remoto: 19 de agosto (quinta-feira)

Grupo A e remoto: 26 de agosto (quinta-feira)

Setembro

Troca pelo livro: Se eu contar, ninguém acredita, de Leoní Cimardi

Grupo B e remoto: 02 de setembro (quinta-feira)

Grupo A e remoto: 09 de setembro (quinta-feira)

  Em cada escola, haverá um colaborador ambiental (reciclador), que fará o recolhimento e a pesagem do material.

Recicladores

Carlos Fiedler: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira. Contato:  9 9173-7284

Afonso Konrad: Escola Municipal Francisco Mees. Contato:  9 9276-2520 (filho Marcelo)  ou 9167- 8199

Francisco de Assis Raimundo (Chiquinho): Escola Municipal José Pasqualini: 9 9187-1496

Afonso Konrad: Escola de Educação Básica São José: 9 9276-2520 (filho Marcelo) ou 9167- 8199

Mais informações com Cristina:  (47) 3041-0525    9 9949-8688

Secretaria de Educação de Corupá: 3375-1399